Morre Andrada, o goleiro que levou o milésimo gol de Pelé

Rei do Futebol. No Maracanã, Pelé bate o pênalti, o goleiro Andrada pula para o canto certo, mas não consegue evitar o milésimo gol. Na partida, o Santos derrotou o Vasco por 2 a 1 Foto: 19/11/1969 / Agência O Globo

O ex-goleiro argentino Andrada morreu, nesta quarta-feira, aos 80 anos. O ex-jogador ficou mundialmente conhecido por ter sofrido o milésimo gol de Pelé, no Maracanã, em 19 de novembro de 1969. A causa da morte não foi divulgada pela família.

Andrada chegou no Vasco em 1969, justamente no ano que ficou marcado na sua carreira. Em entrevista ao “SporTV”, em 2012, o ex-goleiro relembrou o dia em que levou o milésimo gol do Rei Pelé.

– Como todo goleiro, eu não queria leva o gol. Menos ainda um que vai sair por todo mundo. Mas o gol veio e em pouco tempo você vai se acostumando e você acaba o adotando como um filho – disse ao canal.

Pelo Vasco, Andrada conquistou o Campeonato Carioca de 1970 e do Campeonato Brasileiro de 1974. Dois anos depois, ele foi jogar pelo Vitória, na Bahia.

Mas foi no Rosario Central que se tornou um dos maiores ídolos do clube e atuou por mais tempo: dez anos, com 284 partidas disputadas, sendo o arqueiro que mais vezes vestiu a camisa do time. No mesmo Rosario, Andrada ganhou o apelido de “El Gato”.

Andrada passou ainda pela seleção argentina durante a Copa América de 1963 e chegou a ser pré-relacionado para o Mundial de 1966 na Inglaterra. No entanto, foi cortado por causa de uma lesão. Ele se aposentou em 1983.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *