segunda-feira ,25 junho 2018
Página Inicial / Belmonte / Belmonte, o paraíso esperando por você – Parte I

Belmonte, o paraíso esperando por você – Parte I

No mês do aniversário do Mar Moreno quem ganha o presente é você

Historia de Belmonte

No início do século XVIII, colonos portugueses começaram o povoamento de São Pedro do Rio Grande nas proximidades do rio Grande, atual rio Jequitinhonha. Inicialmente habitada por Índios Botocudos, catequizados pelos jesuítas que fundaram a capela de Nossa Senhora de Madre de Deus. A pequena capela foi a primeira construção do local.  Durante muito tempo a cidade foi importante porta de entrada para Minas Gerais, através do rio Jequitinhonha, única via navegável até Salto da Divisa.

 

Situado numa planície entre o rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, esse município floresceu nos bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. Em 1891, passou à categoria de cidade, inicialmente com o nome Belmonte do Jequitinhonha. Historiadores supõem que o nome Belmonte foi sugerido pelo ouvidor de Porto Seguro, em homenagem à cidade homônima portuguesa, onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

A suposição histórica leva a crer que os primeiros “sinais de terra” (ervas flutuantes, troncos de árvores e raízes) avistados pela esquadra de Cabral, tenham partido do rio Jequitinhonha, que há 500 anos deveria ser mais caudaloso, arrastando espécies da Mata Atlântica que ficavam boiando ao sabor das correntes marinhas. Na foz do rio Jequitinhonha existe manguezais com a vegetação típica que inclui caules retorcidos, com o emaranhado de seus galhos rugosos e raízes entrelaçadas à mostra, além de uma fauna riquíssima.

Geografia de Belmonte

Aspectos Físico-Geográficos e Demográficos:

A Geografia do local de Belmonte destaca-se pela sua beleza. A topografia do município acidentada, com inúmeros morros e colinas recortados por vales. A cidade, entretanto, ergue-se numa imensa planície, sem qualquer elevação.

A área: de 1947 km², com altitude de 4m acima do nível do mar e densidade demográfica de 9,13 hab./km²; Está localizada na microrregião cacaueira, integrante das microrregiões litorâneas e da Costa do Descobrimento. Limita-se ao Norte com Canavieiras e Mascote; Ao Sul com Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis; A Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com Itápebi e Itagimirim.

O Clima: Tipo AF de KOEPEM, quente e úmido, sem estação seca. Caracterizado como intertropical úmido. Predominância marcante das chuvas de Outono e Inverno do litoral da Bahia (Maio, Junho, Julho).

Precipitação media mensal de 85mm; Temperatura média de 32ºc, umidade relativa do ar em torno de 85%; Os ventos Dominantes sopram do quadrante Nordeste, na época quente, e do quadrante Sul, na época fria, com velocidade média anual de 2,3m/seg.

 

Localização

Belmonte está localizada no extremo sul da bahia, é a ultima cidade ao norte que pertence á Costa do Descobrimento, sendo vizinha de Canavieiras ao Norte e S.Cruz de Cabrália ao sul. Existem 4 opções de se chegar lá.

A 1º seria sair de Porto Seguro-BA e pegar a estrada que liga P.Seguro a S. Cruz de Cabrália, são 24km de asfalto, a viagem dura de 40 a 50 min. e acaba se tornando num passeio pois vai beirando a praia até S.Cruz Cabrália, chegando lá existe uma travessia de balsa, que sai de meia e meia hora até as 20:00 depois fica saindo de uma em uma hora, o trajeto dura de 10 a 15 minutos, a vista é linda e também é um passeio. Depois da travessia sobre o rio João de Tiba, tem um ônibus a espera que vai pra Belmonte nos seguintes horários: 6:50, 9:20, 13:50 e 19:50, são 42km de asfalto até Belmonte passando por Stº. André, Stº. Antonio, Guaiú e Mogiquiçaba. A viagem dura em torno de 50 min a 1 hora. Ao todo, de Porto Seguro até Belmonte são 66 Km de asfalto c/ vista p/ o mar.

A 2º opção seria vir pela BR 101 e pegar a estrada para Itápebi, depois a estrada de chão, aproximadamente 20 Km, até a Fabrica da Veracel, estrada asfaltada, em seguida vem barrolandia somasse mais 59 Km até Belmonte.

A 3º opção seria pegar uma pista asfaltada feita pela fábrica Veracel, a entrada fica na BR-101 logo depois da entrada de Itápebi indo em direção ao norte. A via é de asfalto e são 12 Km a mais até Barrolandia. 

A 4ª opção seria pelo rio, saindo de Canavieiras por meio de uma lanchinha. O trajeto dura apenas 40 minutos. Praticamente é um passeio ecológico pois pode-se observar a exuberância dos rios Pardo e Jequitinhonha passando por seus manguezais, ilhas fluviais e barras. Não existem horários fixos de viagem, em geral as saídas são feitas sempre na maré cheia. 

Belmonte te espera de braços abertos!!!

 

Você vai se apaixonar!!!

 

 

Você pode Gostar de:

Prefeitura Itinerante leva serviços à população de Barrolândia

Prefeitura Itinerante leva serviços à população de Barrolândia Foi realizada em Barrolândia neste último sábado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[wp_bannerize group="Banner Rodapé" random="1" limit="1"]