Astrônomos observam asteroide que muda sua cor de azul para vermelho

O Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) está estudando um novo asteroide encontrado na via láctea, entre Marte e Júpiter. O que intrigou os astrônomos foi que o corpo celeste muda de cor enquanto está viajando.

O corpo celeste muda de vermelho para azul, quase chegando ao espectro do infravermelho. O interessante é que os cientistas definiram o fenômeno como o primeiro desse tipo registrado, já que nunca algo dessa dimensão havia sido registrado.

De acordo com os estudiosos, as luzes são emitidas por conta da rápida velocidade e rotação do objeto, ejetando poeira espacial e criando esse efeito. Os astrônomos nomearam o asteroide de 6487 Gault.

Michael Marsset, estudioso do Departamento de Estudos Terrestres, Atmosféricos e Planetários do MIT viu a passagem do objeto e a comparou como a passagem de um cometa, que gira o suficiente e joga camadas de poeira para o espaço – a explicação para a luz vermelha –, como uma força centrífuga.

Há alguns dias, a NASA revelou sobre o asteroide “Deus do Caos“, que passará pela terra a 40 mil km por hora. As chances do objeto espacial atingir a terra são de 1 para 45.000, e a agência americana já está estudando mais sobre o assunto para evitar que algo dramático possa ocorrer no futuro.

 

Fonte: PCWorld

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *